siga nossas redes sociais:

Lula debate com Alckmin primeira reforma ministerial do governo

Foto: Assessoria Lula

A primeira reforça ministerial do presidente Lula deve ser anunciada em breve. O presidente almoça nesta terça-feira (5), no Palácio do Planalto, com o vice-presidente Geraldo Alckmin, juntamente com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.

De acorod com o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, a discussão deve definir o futuro do PSB, partido de Alckmin e França, na reforma ministerial que Lula fará nas próximas horas para permitir a entrada de PP e Republicanos no governo.

Lula deve oferecer o Ministério do Esporte para o deputado federal André Fufuca (PP-AM) e a pasta de Portos e Aeroportos para o também deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). No entanto, não há martelo batido.

Outra possibilidade é que Lula precisa discutir o futuro de Márcio França. Nesse contexto, Alckmin cederia ao correligionário do PSB o Ministério da Indústria e Comércio, atualmente chefiado pelo vice-presidente, mas França tem demonstrado resistência à ideia.

A avaliação é de que a substituição passaria uma “mensagem ruim” que França “tomou o lugar” de Alckmin. Uma outra estratégia é seria realocar França no Ministério da Ciência e Tecnologia, pasta que atualmente é comandada por Luciana Santos (PCdoB), a qual, por esse desenho, seria transferida para o Ministério das Mulheres. Numa última hipótese, existe a possibilidade o ainda ministro dos Portos ser alocado em outro cargo na administração federal, possivelmente no comando de uma empresa estatal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp