Foto: Divulgação
O laudo de necropsia da universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos foi concluído e apontou que a jovem morreu devido a uma exaustão térmica causada pelo calor. Fã da cantora Taylor Swift, Ana passou mal no show em 17 de novembro, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro.
Houve uma evolução clínica do quadro da mato-grossense começando com a exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, resultando na morte. No período em que o show foi realizado a cidade enfrentava uma onda de calor extremo, com temperatura acima dos 40ºC.
A morte de Ana Clara Benevides Machado fez com que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) estabelecesse regras para proteger a saúde de consumidores em shows, festivais e grandes eventos nos períodos de alta temperatura.
A partir de então os organizadores tem que disponibilizar bebedouros e água adequada para consumo em pontos que permitam o fácil acesso à hidratação de todos os espectadores. Além disso, o público pode levar sua própria garrafa com água para os eventos.