Foto: Divulgação
O Instituto Fogo Cruzado lez um levantamento que apontou altos índices de violência registados entre os dias 15 e 17 de março em Salvador e Região Metropolitana, que até então foi o final de semana mais violento de 2024.
Foram registros 24 tiroteios com 31 pessoas baleadas – sendo 23 mortos e 8 feridos. Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia destacou que a sensação de insegurança ainda prevalece e que a juventude ainda é o grupo mais atingido.
“Antes não era possível mensurar o impacto disso em nossas vidas com evidências — o que o Fogo Cruzado possibilita desde que iniciou o monitoramento da violência armada na RMS. Esse é um demonstrativo de que não temos uma segurança pública que opere na preservação da vida, sobretudo da juventude”.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que “as mortes violentas apresentaram redução de 14% na Bahia, no primeiro bimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado e que cerca de 1.000 armas de fogo foram apreendidas, entre elas 14 fuzis. A SSP reitera também que as ações de combate ao crime organizado foram ampliadas, buscando a preservação de vidas.”