Foto: Ricardo Stuckert/PR
Na próxima quarta-feira (6), o presidente Lula deverá fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, em alusão ao 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. De acordo com a CNN, a informação foi divulgada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
A fala de Lula terá como motivação o feriado em que se comemora o marco civil e que foi utilizado durante o governo Jair Bolsonaro para promover manifestações em todo o país com ataques ao Judiciário. Fontes do Palácio do Planalto indicam que a fala será em torno de três temas já definidos: democracia, soberania nacional e resgate da união das famílias.
O tradicional desfile militar ocorrerá normalmente, mas deverá ser mais comedido do que na era bolsonarista. A ideia é que desfilem 1.000 integrantes do Exército, 600 da Marinha e 400 da Força Aérea Brasileira (FAB) para um público estimado em 30 mil pessoas.
O governo do Distrito Federal disponibilizou mais seguranças do que na posse de Lula. Ao todo, cerca de 2.500 policiais estarão presentes. Um Gabinete de Mobilização Institucional foi criado para o monitoramento do evento. Devem participar do evento integrantes dos ministérios da Justiça, da Defesa, bem como do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), do Supremo Tribunal Federal (STF), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Congresso Nacional.