Foto: Ricardo Stuckert/PR
Com o exemplo negativo ocorrido no Rio Grande do Sul, o governo está preparando um plano de prevenção a desastres climáticos para os Estados afetados por situações similares.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a tragédia gaúcha “não é comum” e mudou a forma com que o país tratará futuros desastres climáticos. “Mudamos o paradigma de tratar os problemas climáticos neste país. A partir de agora, não apenas o Rio Grande do Sul, mas qualquer região que tiver um problema climático, terá de ter uma ação especial, e, por isso, estamos trabalhando na construção de um plano antecipado para tentar evitar que essas coisas aconteçam”, declarou Lula.
A declaração foi dada durante a assinatura da Medida Provisória (MP) que autoriza investimento de R$ 15 bilhões para a reconstrução do estado gaúcho. As novas linhas de financiamento para pequenas, médias e grandes empresas, ampliação do acesso ao crédito rural, e financiamento de reparos emergenciais para equipamentos de Centros de Pesquisa do Rio Grande do Sul, foram algumas das ações anunciadas pelo presidente Lula nesta quarta-feira (29).