siga nossas redes sociais:

Governo da Bahia define estratégias para combater a dengue no estado

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Uma reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária da Saúde, Roberta Santana, gestores e corpo técnico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), definiu as estratégias emergenciais no combate à dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O encontro, que aconteceu na sede da Sesab, nesta sexta-feira (16), teve como objetivo traçar um plano de ação diante da crescente preocupação com a proliferação da doença em diversas regiões baianas. Neste sábado (17) a Sesab dará continuidade às estratégias de atuação no enfrentamento à dengue, reunindo os prefeitos de 39 municípios baianos que se encontram em situação de epidemia, risco e alerta.

Desse modo, órgãos governamentais e municipais alinharão esforços e fortalecerão a cooperação na luta contra a dengue, protegendo a saúde da população e contendo a propagação da doença. Entre as medidas discutidas nesta sexta, a intensificação do atendimento da Sesab aos municípios em situação de epidemia, risco e alerta da dengue, e orientação à população quanto à prevenção e atenção aos sintomas da doença foram as ideias pautadas.

Segundo o governo, a experiência adquirida pelo Estado no enfrentamento à Covid-19 mostra que a gestão está em alerta e pronto para dar suporte aos municípios no enfrentamento da dengue. Entre 31 de dezembro do ano passado e o último dia 14, a Sesab notificou 6.300 casos prováveis de dengue em todo estado.

Ainda segundo o governo, as equipes da Sesab irão realizar visitas regulares às equipes de vigilância em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Públicos de Pequeno Porte (HPP), a fim de promover a capacitação das equipes estaduais e municipais por meio do programa Telessaúde. A programação visa aprimorar os protocolos de atendimento e monitoramento da dengue.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp