siga nossas redes sociais:

Golpe da portabilidade: saiba quais os dados e como se prevenir

Foto: Divulgação

Perda de acesso à sua linha telefônica e a todas as redes sociais. Essas são algumas das consequências do golpe da portabilidade. O professor e youtuber Marcel Albuquerque, que integra a equipe do também youtuber Felipe Neto foi vítima do golpe e relatou como aconteceu.

“Ele usou fotos minhas do próprio story e colocou um texto com opções de investimentos. Também usou um vídeo em outro contexto que parecia que eu estava recomendando aquilo”. Tudo aconteceu após falha no acesso à internet, seguida pelo corte da linha telefônica e uma mensagem sobre uma suposta mudança no plano de telefone. 

O youtuber conseguiu recuperar a linha e de parte de suas redes. O que o deixa preocupado é que seus contatos também possam ter sido enganados já que ainda não recuperou o WhatsApp. Para evitar cair nesse tipo de golpe uma das dicas é mudar o tipo de verificação, deixando de usar código e adotando, em caso de aplicativos de banco, sempre a verificação por reconhecimento facial. Além disso, é preciso desconfiar de ligações, mensagens ou e-mails não solicitados que ofereçam promoções, descontos ou vantagens.

Com a finalidade de evitar esses e outros golpe a Anatel alterou os procedimentos para a realização de portabilidade, adicionando mais uma etapa de confirmação. Em alguns Estados ja está em vigor e a partir desta segunda-feira (28), a medida passa a valer também no Nordeste, Sudeste e no Rio Grande do Sul. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp