Foto: Reprodução
Em Acapulco, no México, pelo menos 27 pessoas morreram depois que o furacão Otis atingiu a costa na quarta-feira (25) com categoria 5. De acordo com a ministra da Segurança, Rosa Icela Rodriguez, quatro pessoas estão desaparecidas. O furacão tem a capacidade de derrubar árvores e destruir edifícios e casas, além de causar alagamentos e deslizamentos de terra.
Na entrevista coletiva na manhã desta quinta (26), foi informado que as autoridades mexicanas ainda estão trabalhando para determinar a extensão total da devastação causada pelo Otis, que causou interrupções nas redes de comunicações, afetando o atendimento de emergências e comunicação da população.
Ainda segundo a imprensa, as interrupções limitaram significativamente a capacidade das autoridades de avaliar ou partilhar a magnitude do impacto do furacão Otis. Imagens e vídeos mostram que os ventos e a chuva prejudiciais deixaram estradas cobertas por vários metros de água, edifícios com janelas quebradas e infraestruturas danificadas.
Ao todo, mais de 500.000 residências e empresas perderam energia em todo o estado mexicano de Guerrero, segundo informou a concessionária de energia CFE na quarta-feira. O serviço foi restaurado para 40% das pessoas afetadas, acrescentou.