Foro: Divulgação
Um homem que tinha mandado de prisão por receptação foi preso quando entrava no espaço da festa de São João de Jequié, na Bahia. Nesta sexta-feira (21), ele foi identificado com ajuda do sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que foi instalado nos portais de abordagem da festa.
De acordo com a SSP, depois que o sistema deu o alerta para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), equipes do 19° Batalhão (BPM) foram até o ponto indicado que detiveram o procurado.
Desde o início do uso, a tecnologia ajudou a capturar 1.650 foragidos, segundo dados da SSP. Somente em 2024, foram 397 prisões feitas com auxílio do sistema.
Operação São João
Durante os festejos juninos, a SSP utiliza 104 câmeras de reconhecimento facial, tecnologia que auxilia na captura de foragidos da Justiça. Ao todo, são 454 câmeras posicionadas nos acessos das cidades e nos locais dos eventos, além de equipamentos instalados nos Portais de Abordagem. Todas as ferramentes contam com o auxílio das Plataformas de Observação Elevada (POE).