Foto Divulgação
Pela primeira vez, uma mostra de conteúdos audiovisuais fez parte das atrações disponíveis para quem visitou a Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2023. Atendendo um desejo antigo dos organizadores da Flica a TV Alba, a emissora pública da Assembleia Legislativa da Bahia junto com a Dimas- Diretoria de Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia montaram uma programação diversificada para a ocasião.
Com a curadoria do setor audiovisual feita por Daiane Silva, programadora da sala Walter da Silveira/ Dimas foram exibidos documentários, docudramas e curta metragens que tratam sobre a temática de valorização dos povos originários, afro indígena e sobre a independência do Brasil na Bahia atraindo quase mil pessoas em três dias.
Para Michele Gramacho, diretora-geral da Fundação Paulo Jackson, instituição gestora da TV Alba e da Rádio Alba, “essa é mais uma ação desbravadora da emissora legislativa que busca difundir conteúdos qualificados para o povo da Bahia. Mais uma vez a TV Alba sendo pioneira e reafirmando o compromisso com o povo baiano no fomento e disseminação da cultura”.

No extenso leque da programação foram exibidos filmes como “Um baiano chamado Hansen” que conta a história do artista alemão que se apaixonou pela Bahia e deixou todo seu legado para a cidade de Cachoeira e que criou a Fundação Hansen Bahia, uma organizadoras da Flica.
“Incluir o audiovisual na programação já era um desejo antigo que foi realizado. Estamos muito felizes com a reunião de expressões artísticas”, declarou Vanessa Dantas, diretora da Fundação Hansen Bahia. Para o coordenador-geral da Flica, Jomar Lima, a iniciativa inédita é a ampliação da maior festa literária do Norte e Nordeste que a cada ano fica mais robusta e forte.
A Flica 2023 é realizada pela Fundação Hansen Bahia (FBH) em parceria com a CALI- Cachoeira Literária, conta com a parceria da TV Alba, da prefeitura de Cachoeira e tem como livraria oficial a LDM. A CNA é a internet oficial da FLICA e os patrocinadores são: Acelen, Teiú, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, Caixa e Governo Federal.