Foto:
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi notificada pela Fifa, sendo advertida sobre a possibilidade de suspensão da entidade caso o presidente Ednaldo Rodrigues seja afastado do cargo.
Segundo a Fifa, a medida é devido a “influência indevida de terceiros”. Uma das consequências imediatas poderia ser a exclusão do Fluminense do Mundial de Clubes, programado para este mês, na Arábia Saudita.
Nos bastidores, os ex-presidentes da CBF Ricardo Teixeira e Marco Polo del Nero, buscam minar o poder de Rodrigues. Teixeira foi banido permanentemente do futebol pela Fifa, enquanto Del Nero enfrenta uma suspensão até 2037.
A Fifa destaca a importância da independência na gestão das associações membros, mencionando violações que podem resultar em sanções.
A notificação foi enviada na quarta-feira (29), ressaltando que uma eventual suspensão da CBF afetaria seus filiados. O Fluminense, por exemplo, não poderia disputar o Mundial de Clubes.
Ex-vice-presidente da entidade, Gustavo Feijó, que é aliado de Del Nero, tem buscado judicialmente o afastamento de Rodrigues, alegando má gestão financeira na CBF. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) é apontada como a única entidade reconhecida para a resolução de conflitos esportivos, com a Justiça comum como último recurso em casos específicos.
Del Nero pediu a renúncia de Ednaldo Rodrigues, alegando suposta má gestão financeira na CBF e sugerindo que a Assembleia Geral tome medidas para preservar o futuro do futebol brasileiro.