siga nossas redes sociais:

Ex-funcionário afirma que Jair Renan pegou itens privados de Bolsonaro no Palácio do Planalto

Foto: Getty Images

Filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan, foi ao Palácio do Planalto pegar itens privados do pai para si. Marcelo Vieira, responsável por chefiar o Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência da República (GADH), confirmou o caso. Ele comandava o órgão responsável por definir quais objetos devem ir para o acervo pessoal do chefe do Executivo ou não.

À GloboNews, Vieira disse nesta terça-feira (05), que o 04 esteve no gabinete de documentação histórica para pegar itens de baixo valor, como um boneco e uma camiseta camuflada. Segundo o ex-funcionário, os objetos foram levados em outro dia, após Bolsonaro conversar em particular com o filho e autorizar a retirada. “O acervo é privado, ele é do presidente, eu só sou o guardião. A partir do momento que ele (Bolsonaro) fala ‘entrega’, eu registro como entregue e doravante é responsabilidade do próprio presidente. E aí o presidente só diz para ele ‘manda o Renan subir e vir falar comigo”, afirmou Vieira.

Os itens levados por Jair Renan, segundo o então gestor, não faziam parte do acervo público da União, sendo objetos considerados como “personalíssimos” do ex-presidente. Vieira trabalhou no gabinete entre 2017 e janeiro de 2022, quando foi exonerado após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir o governo. A assessoria do filho de Bolsonaro foi procurada pela imprensa, mas não obteve retorno.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp