siga nossas redes sociais:

ESPORTE FINO: Abel Ferreira deixa o Palmeiras e um legado que precisa ser respeitado

Uma das eras mais vitoriosas do futebol brasileiro deve chegar ao fim nos próximos dias.

Após 3 anos no comando, o técnico português Abel Ferreira pode deixar o Palmeiras nos próximos dias, rumo ao Al Sadd, clube do Catar, que lhe oferece o maior salário de um treinador no futebol mundial.

Apesar de Abel, ou o Palmeiras manterem o silêncio sobre a saída, é muito provável que a confirmação venha após a última rodada do Brasileirão de 2023, que pode dar ao português seu segundo título brasileiro. Ele deixa o clube com 8 títulos conquistados, um dos mais vitoriosos da história do clube

Abel desembarcou no Palmeiras em 2020 como um total desconhecido, aos 41 anos e com uma carreira respeitável como jogador, ele estava iniciando sua jornada como treinador, tendo trabalhado apenas nos times B de Sporting e Braga em Portugal, no time principal do Braga e do PAOK da Grécia, onde eliminou o Benfica, na época comandado por outro português que fez história no Brasil, Jorge Jesus, da Champions League.

O começo de Abel mostrou seu estilo de jogo, sem muito segredo, inovações táticas ou coelhos na cartola. O jeito de jogar do Palmeiras contava com ligações diretas, chutões e passes de longa distância, mas tudo feito com bastante organização. Outro ponto em que o trabalho de Abel que foi muito elogiado foi a forma que tratava a parte extracampo.

Os resultados vieram rápido, com as conquistas da Libertadores e da Copa do Brasil em seu primeiro ano no comando. Um lado importante é que após um começo difícil, a demissão do treinador chegou a ser cogitada e pedida até mesmo por alguns torcedores, algo mudado rapidamente pelas conquistas e pela metodologia que logo se tornou referência. Abel Ferreira saiu de um desconhecido para um dos treinadores mais visados do futebol mundial.

Metódico, o português controlava até o sono dos jogadores, acompanhava o desempenho de cada um e tentava ajustar erros e impulsionar seus rendimentos. Trabalho que também rendeu novos frutos, com sua segunda conquista da Libertadores, seu primeiro Campeonato Brasileiro e uma SuperCopa do Brasil.

O lado ruim

Abel Ferreira discutindo com árbitros virou cena comum nos últimos três anos

Como toda grande relação, futebol brasileiro e Abel Ferreira também tiveram seus atritos. Era normal que o técnico fosse expulso por conta de seu jeito explosivo a beira do campo, não poupava críticas a forma como o futebol brasileiro funcionava e até mesmo atacava a imprensa em algumas situações. Há quem diga que sua atitude o fez perder oportunidades tanto na Seleção Brasileira, quando na Seleção Portuguesa.

Abel Ferreira vai encerrar sua passagem no Palmeiras como um dos grandes (quiçá o grande) treinador da história do clube e mais um estrangeiro a deixar sua marca em solo brasileiro.

“Vai pra sempre ser o maior treinador da história do Palmeiras com uma vantagem muito larga ao Felipão. Tem que ser homenageado em todas as formas possíveis: busto, nome de rua, CT”, disse João Marucci, torcedor do Palmeiras entrevistado por mim na produção dessa coluna.

Inesquecível

Brasileirão de 2023 será o nono título de Abel Ferreira pelo Palmeiras

Como todo grande legado, algumas notas negativas vão aparecer, mas a marca positiva que Abel Ferreira deixa não só no Palmeiras, como também no futebol brasileiro é de se respeitar.

É possível construir um time campeão sem muito segredo, é importante “abraçar” os jogadores, é importante buscar trabalhar DENTRO E FORA DE CAMPO para impulsionar o desempenho dos atletas, até mesmo nos pequenos detalhes e o principal, com o tempo certo, todo trabalhado por mais questionável que seja pode render frutos, discussão que permeia o futebol brasileiro desde sempre.

Substituir Abel é possível, mas igualá-lo é díficil, será preciso muita Cabeça Fria e Coração Quente.

Antonio Jacques, Jornalista com MBA em Gestão Esportiva, colunista, repórter e comentarista. Experiência na área de política e em cobertura de eventos esportivos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp