Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Neste domingo (6) a Festa de Bom Jesus da Lapa foi marcada por dois momentos importantes. Além de anunciar a romaria como Patrimônio Imaterial da Bahia, o governador Jeronimo Rodrigues entregou o novo aeroporto da cidade.
“Temos na Bahia um potencial muito forte para o turismo religioso, como as festas de Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia, Santa Dulce dos Pobres e a de Bom Jesus da Lapa, que é tradicional para o povo religioso de todo o país. Com o aeroporto entregue hoje, e a pista de acesso do aeroporto até a cidade, espero que possamos ter em breve voo comercial aqui”, ponderou o governador.
O aeroporto construído pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) contou com investimento de R$ 26,1 milhões e tem pista de pouso e decolagem, taxiway, pátio para estacionamento de aeronaves, terminal de passageiros, equipamentos de auxílio à navegação aérea e serviços complementares.
Sobre a festa passar a ser patrimônio imaterial da Bahia o governador destacou que “entregamos um marco muito importante hoje que foi tornar essa festa uma cultura imaterial, representando assim a nossa história, cujo decreto sai essa semana no Diário Oficial”.
Em 2023, este evento religioso está completando 332 anos, é a terceira romaria do pais e costuma reunir cerca de 700 mil pessoas.