Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/PR
As sabatinas simultâneas para Flávio Dino e Paulo Gonet será questionada pelo senador Alessandro Vieira (MDB) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ambos são contados para assumir as vagas no Supremo Tribunal Federal (STF) e Procuradoria-geral da República (PGR), respectivamente.
Em nota divulgada nesta terça-feira (12), o senador questionou o formato que, segundo ele ofende os princípios constitucionais da eficiência, razoabilidade e proporcionalidade.
Ele disse ainda que apresentará uma questão de ordem no colegiado. “A arguição dos candidatos não é – e não deve ser – mera formalidade ou rito de passagem. Antes, há que se atribuir envergadura às sabatinas para que os esforços do constituinte sejam respeitados”, destacou.
Alessandro defende também que o modelo vai gerar menor tempo para que os senadores formulem seus questionamentos, além de prejudicar o tempo de resposta dos indicados. As sabatinas de Flávio e Paulo devem ocorrer na quarta-feira (13), às 9h. Os indicados precisam receber, ao menos, 41 votos favoráveis.