siga nossas redes sociais:

Em discurso forte na COP-28, Lula cobra líderes mundiais e ONU

O presidente Lula, discursou pela primeira vez na abertura da conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai- EAU.

Entre outros tópicos, o presidente falou que gastos com armas teriam que ser recolocados na luta contra a fome e desigualdade e que essa deve ser a prioridade. “O mundo naturalizou disparidades inaceitáveis de renda, de gênero e de raça, e que não é possível lutar contra a mudança climática sem combater a desigualdade”, disse.

Lula também criticou a falha da ONU em manter a paz, no conflito entre Israel e Hamas. “Governantes não podem ser eximidos de suas responsabilidades. Nenhum país resolverá seus problemas sozinho. Estamos todos obrigados a atuar juntos, além de nossas fronteiras. O Brasil está disposto a liderar pelo exemplo. Ajustamos nossas metas, que são hoje mais ambiciosas do que a de muitos países desenvolvidos”, disse.

Sobre o clima, Lula disse que os problemas tem que ser resolvidos com rapidez. “O planeta já não espera para cobrar a próxima geração. O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos, de metas de redução de emissão de carbono negligenciadas, de discursos vazios. Precisamos de atitudes e práticas concretas. Quantos líderes mundiais estão de fato comprometidos em salvar o planeta?”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp