Foto: Reprodução/ TRE
Já visando os preparativos para as Eleições Municipais de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, este ano, um número recorde de inscrições de interessados em participar do processo de avaliação da segurança do sistema eletrônico de votação do próximo ano. Nesta sexta-feira (15) aconteceu a primeira audiência pública que integra o cronograma do processo de testagem. A relação dos pré-aprovados está disponível no site do TSE.
Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação da Corte, disse que entre os 85 pré-aprovados para participar do Teste Público de Segurança da Urna, há 56 interessados que se inscreveram em 15 grupos, além de outros 29 investigadores inscritos individualmente. “Tivemos um número bem maior de pré-inscritos que nas edições anteriores do teste”, disse Costa.
De acordo com o TSE, dos 85 pré-selecionados, 67 são homens e 18 mulheres. Em 2021, quando a Justiça Eleitoral submeteu ao escrutínio de especialistas o sistema usado nas últimas eleições presidenciais, 39 pessoas foram aprovadas a participar do processo de análise, individual ou coletivamente.