siga nossas redes sociais:

ELEIÇÕES 2024: confira o esquema de transporte, trânsito, segurança para domingo, em Salvador

Foto: Reprodução / Ulisses Dumas

Próximo domingo (6) acontecem as eleições municipais para prefeito e vereador em todo o país. Confira como será o funcionamento do transporte público, esquema de segurança, alterações de trânsito, na capital baiana. As informações são do G1.

🚌Transporte público
🚇 Metrô: vai funcionar normalmente das 5h à 0h, com operação gratuita de 6h às 20h. A medida visa facilitar o trajeto dos eleitores aos seus locais de votação.

🚍🚎 Ônibus, BRT, ‘amarelinhos’ e planos inclinados: também vão funcionar gratuitamente no dia. O sistema não vai cobrar tarifa dos passageiros no período das 6h às 20h. A frota vai operar em capacidade máxima por volta das 10h.

Os planos inclinados terão horário de funcionamento diferente. O Plano Liberdade-Calçada vai poder ser utilizado das 8h às 18h, enquanto o Gonçalves vai operar das 7h às 15h.

‘Salvador na Palma da Mão’: Confira na íntegra sabatinas com candidatos da capital diante de maquete histórica tombada


🚗Trânsito
Agentes de trânsito vão atuar no ordenamento das vias dos maiores colégios eleitorais de Salvador. Serão cerca de 110 agentes e 60 viaturas atuando para controle de fluxo, estacionamento, registro de acidentes, desobstrução de vias por veículos quebrados e outros obstáculos.

O cidadão pode manter contato com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) por meio do aplicativo NOA Cidadão ou pelo Fala Salvador, no número 156.

👮Segurança pública
Crimes eleitorais: os cidadãos poderão fazer denúncias de crimes eleitorais através do Disque Denúncia da SSP, no telefone 181 ou pelo site. As informações podem ser passadas com garantia de sigilo. Podem ser denunciadas irregularidades como boca de urna, transporte ou condução ilegal de eleitores, coação, derrame de santinho, retenção de título de eleitor, compra de voto, entre outras práticas ilícitas.

Atuação integrada das polícias: pela primeira vez em uma eleição, será utilizado o Centro Integrado de Inteligência em Segurança Pública, o CIISP, que reúne as polícias para dar agilidade no fluxo de informações entre as agências de inteligência. A unidade funcionará com peritos, policiais civis, militares, federais, rodoviários federais, penais e guardas municipais.

Efetivo em operação: na Bahia, serão direcionados 34 mil policiais e bombeiros, além de duas mil viaturas, helicópteros e drones para compor o esquema de segurança.

Videomonitoramento e integração: mais de 3,5 mil câmeras de videomonitoramento e do Sistema de Reconhecimento Facial também serão utilizadas pelas equipes. Além disso, 31 órgãos estaduais, federais e municipais, e concessionárias de serviços farão parte da operação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp