Foto: Antonio Augusto/SCO/STF
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino foi empossado como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quinta-feira (22). Dino também é ex-governador do Maranhão, ex-deputado e ex-senador Flávio Dino. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado,
Dino é o ministro de número 172 a compor a Suprema Corte brasileira desde a sua fundação. O magistrado assume o posto que foi ocupado por Rosa Weber até outubro do ano passado, e se sentará na cadeira ao lado do ministro André Mendonça.
A solenidade foi rápida, com duração de apenas 25 minutos, mas contou com a presença de centenas de autoridades de todos os poderes, dos estados, de órgãos públicos e da magistratura.
Na solenidade, após a execução do Hino Nacional e da assinatura do termo de posse pelo novo ministro, o presidente do STF brincou ao afirmar que “agora é sem volta”. Barroso também disse que no Supremo, “a vida é dura, mas é boa porque nos dá o privilégio de servir ao país sem nenhum outro interesse que não seja de fazer um país melhor e maior”.
Flávio Dino prestou juramento de cumprir fielmente os deveres do cargo em conformidade com a Constituição Federal e com as leis da República. Em seguida, o termo de posse foi lido pelo diretor-geral do STF e assinado pelo presidente do STF, por Dino e pelo diretor-geral. Após o juramento, o novo ministro ocupou a sua cadeira no Plenário.