Foto: Ricardo Stuckert/PR
A demarcação de duas novas terras indígenas nos territórios de Rio Gregório, em Tarauacá (AC), e de Acapuri de Cima, em Fonte Boa (AM), deve ser oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (5). De acordo com as informações do jornal Folha de S.Paulo, as oficializações integram um pacote de anúncios preparados para ser apresentados no Dia da Amazônia.
Segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, há uma expectativa de que até o final do ano os territórios indígenas sejam demarcados. A ação também faz parte do pacote de anúncios para ampliar a regularização fundiária na região da Amazônia, como forma de conter grilagem e desmatamento.
No governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro, não houve demarcação de novas terras indígenas. O mandato de Bolsonaro chegou ao fim com 13 territórios que cumpriram todas as etapas da regularização, mas aguardavam apenas a homologação por parte do Executivo. Ainda esse anos, oito territórios devem ser oficializados ainda em 2023.