Foto: Divulgação
O Ministério da Justiça vai lançar nesta segunda-feira (2) o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc). Desenhada há três meses no ministério, a iniciativa vem em meio a uma onda de violência na Bahia onde 68 pessoas morreram durante confrontos com a polícia, em apenas um mês.
Um dos principais pilares do Enfoc é desmontar as fontes de financiamento das quadrilhas, além de investir em ações de inteligência e investigação, segundo o ministro. O ministro Flávio Dino, que participará do lançamento, destacou que o programa vai prioriza ações para descapitalização das quadrilhas, mas deixou claro que não há hierarquia entre os níveis de governo quando se trata de segurança pública.
“Não existe hierarquia e nem ingerência de um ente no outro. Por exemplo, o Ministro da Justiça não manda na Polícia Militar, assim como o governador não manda na Guarda Municipal. E o Ministro da Justiça não pune os membros das instituições estaduais e municipais. O Programa ENFOC, destinado a fortalecer o enfrentamento às organizações criminosas, foi elaborado nos últimos 3 meses, com participação de profissionais federais e estaduais”.