Foto:
O restabelecimento da energia começou a ser feito de maneira gradativa após quase duas horas de apagão. A Coelba informou que até as 11h, aproximadamente 30% dos consumidores já estavam com serviço normalizados. O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até as 10h22, 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste estava normalizada.
Por conta do apagão vários serviços foram interrompidos no Estado como o fornecimento de água que foi interrompido em 367 municípios, mas também está sendo normalizado de acordo com informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Na capital baiana os serviços públicos tiveram alteração. O atendimento ao público foi suspenso provisoriamente e o serviço 156 ficou fora do ar. As sinaleiras ficaram paradas exigindo mais atenção dos motoristas e pedestres. Além disso, o transporte precisou ser reforçado com linhas especiais de ônibus, já que o metrô parou de funcionar.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste e as causas dessa ocorrência ainda estão sendo apuradas. Não há previsão para o restabelecimento total do serviço.