O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes determinou que Ednaldo Rodrigues seja recolocado no cargo de presidente da CBF.
Rodrigues havia sido afastado da posição no dia 7 de dezembro de 2023, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A decisão de Mendes segue pedidos da Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União (AGU), que enviaram liminar ao ministro.
Segundo Mendes, havia perigo de prejuízo esportivo, como por exemplo, a possibilidade da Seleção Brasileira ficar de fora do Pré-Olímpico, cujo a inscrição se encerra na sexta (5) e ainda não foi realizada pelo órgão.
“Esta Suprema Corte se debruça sobre os parâmetros constitucionalmente adequados de legitimidade do Ministério Público na seara desportiva, faz-se necessária a concessão de medida cautelar apta a salvaguardar a atuação – ao que tudo indica constitucional – do ente ministerial, consubstanciada em diversas medidas judiciais e extrajudiciais manejadas em todo o país”, diz trecho da decisão divulgada pelo ministro.