Foto: Defesa Civil do Maranhão
O estado do Maranhão está sofrendo com as fortes chuvas desde abril, que já afetaram 3.940 pessoas e uma pessoa morreu, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil. Devido a gravidade do caso, foi decretado estado de emergência na região.
De acordo com a Defesa Civil, 31 dos 217 municípios maranhenses foram afetados. A cidade de Santa Inês é o único até o momento em situação de calamidade pública.
Cerca de 2.909 famílias deixaram suas casas. As pessoas que foram atingidas estão recebendo apoio das defesas civis dos municípios.
A orientação é que, em caso de chuvas intensas, segundo a Defesa Civil, é que a população mantenha distância segura de trechos afetados ou em que o solo esteja encharcado – que aumenta o risco de desmoronamentos e deslizamentos.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, disse que não há nenhuma cidade do estado coberta por águas e que as dificuldades deste ano estão abaixo de outras vivenciadas. “Tranquilizamos a todos e garantimos que o nosso trabalho, em unidade com os municípios, continuará para que possíveis situações extremas sejam contornadas de forma célere”, escreveu ele nas redes sociais.