Foto: Divulgação
A família de Ziraldo confirmou a morte do desenhista na tarde deste sábado (6). O criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê” morreu dormindo, quando estava em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.
Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância, Ziraldo era o velho de uma família com sete irmãos e foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo).
O chargista, caricaturista e jornalista, iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez…”. Em 1954, passou a fazer uma página de humor no mesmo “A Folha de Minas” em que havia estreado quando tinha apenas seis anos de idade. Ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.
Ziraldo chegou a receber, em 1960 o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.