Foto: Divulgação
Crime cada vez mais comum em bairros dominados por facções, os “pedágios” são exigidos aos lojistas e trabalhadores, que se sentem obrigados a pagar uma taxa mensal para que seus estabelecimentos não sejam alvos de crimes.
O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Coutinho, fez um apelo à população para que denuncie essa prática. Há até mesmo casos em que a falta de pagamento se torna motivo para assassinatos. Em agosto, um comerciante de 68 anos foi assassinado na localidade da Baixa do Tubo.
“Segurança Pública é um deve do Estado, mas responsabilidade de todos. A gente pede encarecidamente a participação popular no sentido de que emita denúncias em crimes dessa natureza. Confie na Polícia Militar, nós existimos para servir vocês como cidadãos”, enfatizou Coutinho.
O coronel ainda explicou que já houveram algumas prisões e situação mais graves em que o marginal foi a óbito. Mas em situações dessa natureza, a Polícia Militar estará presente para salvaguardar o estabelecimento e evitar que se consume uma ameaça dessa natureza.