siga nossas redes sociais:

COPA 2030: com formato inédito, mundial será disputado pela primeira vez em três continentes

Foto: Divulgação/Fifa

A Fifa divulgou nesta quarta-feira (04), o formato inédito da Copa do Mundo de 2030, que será disputada pela primeira vez em três continentes. Espanha, Portugal e Marrocos serão sede das equipes, mas o jogo de abertura será em Montevidéu, no Uruguai. A intenção é homenagear a primeira edição do Mundial, disputado em 1930. Ainda conforme o anúnico, também haverá jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai.

Passados os jogos na América do Sul, as demais partidas do torneio serão do outro lado do Oceano Atlântico, divididos nos países europeu e no africano. O Conselho da Fifa aprovou por unanimidade conforme o comunicado da entidade. A única candidatura na briga para sediar o Mundial de 2030 seria a portuguesa, espanhola e marroquina. A decisão de fazer os primeiros jogos na América do Sul também foi aprovada por unanimidade.

As três sedes principais ainda serão ratificadas pelo Congresso da Fifa, mas no ano que vem, e isso vai depender da conclusão com sucesso do processo de candidatura. Gianni Infantino, presidente da Fifa, explicou. “Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo”, disse Infantino.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp