Foto: Divulgação
“A União Brasil está no governo Lula aqui em Brasília. E em Salvador estaremos em polos diferentes. O equilíbrio também nessas relações puxa a política para um lugar mais civilizado. Nós precisamos do voto da União Brasil aqui [em Brasília]. O patamar terá que ser necessariamente civilizado nas cidades. É isso que espero política, de alto nível e debate de ideias”.
Essa é análise da deputada federal baiana Alice Portugal (PCdoB) ao cenário das eleições para a prefeitura da capital baiana em 2024. Ainda sem quadro de candidatos definido, durante entrevista concedida ao programa Bom dia Mário Kertész, da Rádio Metrópole, a deputada federal avaliou o desempenho eleitoral da base petista no estado no pleito de 2022, onde o grupo governista perdeu nos grandes municípios da Bahia.
“Na minha opinião, passa por uma relação melhor com os setores médios da sociedade, passa por uma relação melhor com o funcionalismo público, com os professores. Nós precisamos ganhar corações e mentes dos formadores de opinião”, declarou Alice.
Sobre o ano de 2016, em que foi candidata ao cargo de prefeita, a deputada federal relebrou que foi o período em que Dilma foi submetida a processo de impeachment. “Tinha uma presidenta mulher sendo atacada. Estávamos em uma situação muito difícil, encurralados. O meu nome surge naquele momento como alguém que tinha condições de ir para o debate sem qualquer mácula, sem qualquer problema e mobilizar o povo para apoiar Dilma. E aquela campanha também serviu para mostrar a Salvador que as grandes obras da cidade, como o metrô, eram do governo do estado”, finalizou.