Foto: Divulgação
O início do pagamento de incentivo aos estudantes pobres do ensino médio, cadastrados no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), deve começar a partir de março deste ano.
Serão dois tipos de auxílio: um pago mensalmente, ao menos por nove meses ao ano, e poderá ser sacado a qualquer momento e o segundo pagamento previsto é anual, feito ao final da conclusão de cada ano letivo, mas o saque, nesse caso, só poderá ser feito após a conclusão de todo o ensino médio.
Para receber o pagamento, o estudante precisa ter uma frequência escolar de 80% dos dias letivos, sem reprovação e participar de exames como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A expectativa é que o benefício alcance cerca de 2,5 milhões de jovens. “Nós estamos trabalhando para que, a partir de março, os estudantes já comecem a receber o pagamento. Esse é o calendário, nós estamos trabalhando porque isso envolve Caixa Econômica Federal, envolve também os estados, Para que a gente possa executar esse programa”, pontuou o ministro da Educação, Camilo Santana.