Começou nesta quarta-feira (22), a Operação Pré-Carnaval, que tem como objetivo é vistoriar as estruturas que estão sendo montadas nos principais circuitos da festa: Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande/Castro Alves).
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou a primeira etapa em frente ao Clube Espanhol, em Ondina onde os técnicos inspecionaram a montagem das estruturas (camarotes e praticáveis).
Além disso, deram orientações aos responsáveis sobre os horários de carga e descarga de materiais e equipamentos, a não-ocupação dos espaços públicos e a obrigatoriedade da recomposição de possíveis áreas danificadas em decorrência da montagem.
“A Sedur estará presente desde o início dessa montagem e também durante a festa, em um plantão de 24h, dando toda a assistência para garantir a segurança dos foliões e transeuntes e, também, a recuperação dos espaços públicos que possam vir a ser danificados”, explicou o o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.
As visitas serão intensificadas até o período da festa e os fiscais também farão o alerta para a necessidade de uma série de critérios essenciais para o funcionamento das estruturas, como os equipamentos de proteção contra incêndio, se o sistema de aterramento foi efetuado de forma adequada, rota de fuga, e itens como sinalizadores, balizadores e extintores.
Em caso de irregularidades os responsáveis pelas estruturas poderão ser notificados, tendo um período de até 48h para sanar o problema.