Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (31), oito dias antes do início da folia, alguns ambulantes montaram acampamentos para garantir o lugar nas vendas do circuito Dodô, na Barra/Ondina. O Carnaval começa oficialmente no dia 8 de fevereiro, mas no sábado (3) e no domingo (4), acontecem o Fuzuê e Furdunço
As festas do pré-carnaval da capital baiana, no circuito Orlando Tapajós, que faz o percurso Ondina/Barra é que motivaram esses ambulantes aí já estarem no local. A maioria deles não tem dinheiro para voltar para casa, nem condições de transportar os produtos, então dormem na rua para proteger a mercadoria.
“A gente tem que arrumar o lugar e às vezes tem confusão. Uns [ambulantes] querem ser melhores do que os outros e colocar dois ou três caixas de isopor”, afirmou uma ambulante que não quis se identificar.
Nesta quarta-feira (31), foi realizado um curso de capacitação para cerca de 3600 ambulantes que vão trabalhar na festa de Iemanjá, na sexta-feira (2) e no carnaval de Salvador. As palestras abordam temas como legislação de ordenamento do comércio informal, técnicas de vendas, noções de higiene, proibição do trabalho infantil e acolhimento para os filhos dos ambulantes.