siga nossas redes sociais:

Capital Estadual da Cerveja, Alagoinhas recebe este mês primeira edição do festival Bahia Beer

Capital Estadual da Cerveja, Alagoinhas recebe este mês primeira edição do festival Bahia Beer

Foto: Reprodução

Com o título de Capital Estadual da Cerveja, outorgado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em agosto deste ano, o município baiano de Alagoinhas será palco do Bahia Beer – Festival da Cerveja de Alagoinhas. A primeira edição do evento, que será realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado e apoio do Governo Federal, via Ministérios do Turismo e da Cultura, acontecerá de 17 a 19 de novembro, no Parque de Exposições Miguel Fontes. A programação inclui a realização de palestras, exposições gastronômicas, concursos e shows musicais.

De acordo com informações do Governo do Estado, as fábricas de cerveja instaladas em Alagoinhas produzem, anualmente, 1,38 bilhão de litros de variadas marcas de cerveja. A diretora de Análise e Monitoramento de Incentivos Fiscais, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Eliza Requião, destaca que a atração de indústrias de bebidas é de grande relevância para a economia do município e da região. Juntas, Heineken e Grupo Petrópolis realizaram investimento de, aproximadamente, R$ 2 bilhões e geram uma receita bruta anual de R$ 7 bilhões: “o ponto principal é a geração de emprego. As duas cervejarias existentes em Alagoinhas geram perto de seis mil empregos, entre diretos e terceirizados. Além disso, tem o desenvolvimento da cadeia produtiva local, com a fabricação de latas, tampas e embalagens. Tem o desenvolvimento da cadeia de comércio e de serviço na região, que também gera empregos indiretos”.

Localizada próximo a importantes destinos turísticos da Bahia, a exemplo das praias da Linha Verde, a cidade tem, ainda, potencial para atração de turistas de todo o país. O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, aponta a importância da realização do Bahia Beer para o turismo baiano: “esse festival é emblemático para Alagoinhas e região, porque ele é o mais novo produto turístico da Bahia, que vai movimentar toda a cadeia produtiva da cerveja e o comércio local, com reflexos no turismo dos Caminhos do Sertão, que terá visibilidade em todo o Brasil e até no exterior”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp