Com o ranking composto por 50 países, o Brasil ocupou o topo da lista com 94,9/100 pontos, muito à frente do segundo colocado, o México, que teve nota 86. A avaliação é com base na biodiversidade, quantidade de atrativos naturais e parques reconhecidos pela Unesco, além da sustentabilidade.
Para a publicação, o Brasil é o país com maior biodiversidade em todos os destinos pesquisados, possui “ mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas”. O destaque vai para os 30% do território brasileiro que é protegido e ainda possui oito sítios com títulos de patrimônio mundial natural da Unesco.
Os critérios de avaliação são rígidos, além do número de espécies animais e vegetais, o número de espécies protegidas, o número de sítios patrimônios da Unesco, também são consideradas as emissões de gás carbônico e a quantidade do ar, entre outros pontos. O Brasil possui 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Desses, sete são naturais, 15 culturais e um misto (natural e cultural).