siga nossas redes sociais:

Banco Central: órgão estuda pagamentos via PIX em novas finalidades no futuro; saiba quais

Foto: Shutterstock/Reprodução

A modalidade de pagamentos PIX, recebimento de forma instantânea, desenvolvida pelo Banco Central (BC), poderá ser usado para novas finalidades no futuro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4), “O uso de novas tecnologias que tornam a experiência de pagamento ainda mais rápida pode ser benéfico principalmente em alguns casos de uso específicos, como pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transporte público”, diz a nota do BC.

O relatório de gestão do PIX traz uma análise sobre os primeiros anos de funcionamento da ferramenta de pagamentos, entre 2020 e 2022, além de previsões sobre novas funcionalidades que poderão ser incorporadas no futuro. Ainda segundo o BC, o PIX poderá ser usado, futuramente, para operações internacionais, viabilizando remessas, pagamentos entre empresas e pagamentos de compras de bens e de serviços no exterior.

Conforme o BC, a modalidade de pagamento também poderá ser uma alternativa ao cartão de crédito. A instituição informou que existe a possibilidade de “estabelecer regras padronizadas que viabilizem a utilização de mecanismos de garantia vinculados às transações de pagamento, possibilitando que o PIX seja utilizado para pagamentos a prazo ou parcelados, mitigando o risco de crédito do recebedor em eventuais situações de inadimplência do pagador”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp