Foto: Reprodução
O lançamento do Pix automático foi adiado para outubro de 2024. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (04) pelo Banco Central. A previsão anterior era para abril do próximo ano.
“Essa estimativa foi ajustada por conta da complexidade do produto, do tempo necessário para o desenvolvimento dos múltiplos atores, do andamento da definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes do Pix e de questões organizacionais do BC”, justificou.
O novo cronograma foi definido ontem em reunião do Fórum Pix. Segundo a autoridade monetária, o arcabouço regulatório da nova ferramenta será lançado em dezembro deste ano.
Como vai funcionar
O Pix Automático poderá ser utilizado para pagamentos recorrentes que tenham periodicidade definida, em que o usuário pagador dará uma autorização prévia, de forma que os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de autenticações específicas a cada transação. É um processo semelhante ao débito automático em conta corrente. A funcionalidade poderá ser programada para pagamento de contas de água, energia, telefone, internet, streaming, portais de notícia e de mensalidades, como escola e academia, por exemplo.