Foto: Reprodução
Faltando uma semana para uma das festas populares mais importantes de Salvador, o Dia de Iemanjá, rainhas das águas, os pescadores da região do Rio Vermelho garantem que já está tudo pronto para as comemorações, dia 2 de fevereiro. As informações são da Tribuna da Bahia.
Após um arrombamento ocorrido em dezembro do ano passado, a Casa de Iemanjá, que fica na Colônia dos Pescadores, ainda passa por reformas, mas isso não vai atrapalhar a realização dos festejos. O tema deste ano é “Odoyá, 101 anos de Festa e Reverência a Iemanjá”.
Os preparativos da festa e as homenagens à Iemanjá são realizados pelos pescadores e pelo povo de santo. Mas, a prefeitura de Salvador também está atuando na conservação local. De acordo com a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), o reparo e pintura da Igreja de Santana, no Largo da Dinha, já foram feitos. Além disso, ações de manutenção como a poda de árvores, pintura de mobiliários urbanos e ações de tapa buraco e reparo de piso intertravado estão sendo realizadas.
Programação
A Festa de Iemanjá tem início um dia antes, no Dique do Tororó sempre é entregue um presente a Oxum, dando início aos festejos da rainha das águas. Este ano, no dia 1⁰ o presente sairá do terreiro de Ylê Oxumaré às 23h30 e chegará ao Dique à meia noite.
No dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, os festejos têm início com a tradicional alvorada às 5h. Lá, o presente principal ficará até às 16h quando segue na embarcação Rio Vermelho para o “Buraco de Iaiá”. Para quem pretende deixar um presente, a Casa de Iemanjá ficará aberta das 8h do dia 1⁰ até às 18h do dia 2 de fevereiro. Os pescadores da Colônia Z1 e demais outros colaboradores farão a organização para os fiéis depositarem as flores e oferendas à senhora dos oceanos.