Foto: Agência Brasil
A Bahia irá receber 200 câmeras corporais para uso em uniformes corporais doadas pelos Estados Unidos, por intermédio do Ministério da Justiça. A expectativa é que os aparelhos sejam liberados até o fim de dezembro. As informações são da Agência Brasil.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, em nota, que as câmeras já estão em território brasileiro, na embaixada, que está concluindo os últimos procedimentos burocráticos necessários à entrega dos equipamentos. A entrega de parte da doação norte-americana à Secretaria da Segurança Pública da Bahia se dará por meio de um acordo de cooperação técnica, no âmbito do Projeto Nacional de Câmeras Corporais.
O Governo da Bahia já toca seu próprio projeto de compra e instalação de câmeras corporais nos uniformes de parte dos policiais estaduais. Na quarta-feira, 8, a Secretaria de Segurança Pública anunciou que após a desclassificação de quatro empresas por problemas na documentação e reprovação na prova de conceito, a quinta empresa passará por prova de conceito nos próximos dias.
As etapas da licitação para a contratação das bodycams foram apresentadas na manhã de quarta na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), durante a audiência sobre a Segurança Pública na Bahia.
Outras 200 câmeras doadas pelos EUA serão repassadas à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que as empregará no chamado Projeto Estratégico Bodycams (do inglês, câmeras corporais). Desde março deste ano, a corporação vem realizando estudos e testes para acoplar as filmadoras no uniforme de parte de seu efetivo.
Também será doado um programa de computador (software) de gerenciamento das imagens e vão treinar servidores públicos para operar o sistema. De acordo com a embaixada, somados, câmeras, software e treinamento equivalem a uma transferência de aproximadamente US$ 1 milhão – pouco mais de R$ 4,86 milhões.