Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
De 29 de outubro a 4 de setembro foi registrado um aumento de 131,2% em casos de covid-19 na Bahia, com um total de 654 testes positivos. Esse percentual é em comparação com semana anterior – de 22 a 28 de outubro –, quando 279 casos foram contabilizados. Itabuna é a cidade com maior nº de casos na Bahia.
Os dados referem-se aos testes feitos nos pontos disponibilizados pelo estado e prefeituras, e também aos exames feitos em laboratórios particulares, mas não engloba testes de farmácia.
A covid-19 tem sido confundida com gripes e resfriados. Por essa razão, as pessoas têm buscado menos os testes oficiais, o que dificulta a contabilização dos dados pelos órgãos oficiais, portanto, não dá para saber o total exato de doentes.
Em Itabuna, durante todo o mês de outubro, foram registrados cinco óbitos em decorrência da covid-19 no estado. Segundo o G1, cinco pessoas estão internadas com a doença, com casos confirmados nesta seguna (06).
Ainda segundo a publicação, todas são adultas e quatro delas estão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e uma está em leito de enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos é de 7% e 1%, respectivamente.
A Bahia registrou, desde o início da pandemia, 1.809.050 testes infectados – parte deles são de pessoas que ficaram doentes mais de uma vez. De 2020 para cá, a Bahia perdeu 31.741 pessoas para a covid-19.