Foto: Divulgação
O aumento de casos do Norovírus em Salvador foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. Os casos na cidade são esperados pela natureza do vírus, que acontece todo outono/inverno, conforme explicou a infectologista da SMS, Adielma Nizarala.
Mesmo diante desta alta, a SMS descarta a informação de um surto da doença, porque o norovírus não é de notificação compulsória, ou seja, não há obrigatoriedade de comunicação da autoridade de saúde sobre ocorrência de suspeita ou confirmação da doença.
O Norovírus é transmitido por meio da água e alimentos contaminados ou através do contato com pessoas infectadas e tem como sintomas principais diarreia e vômitos, além de febre alta e dor no abdômen.
Para recuperação é necessário repouso e a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação. Também podem ser utilizados medicamentos para aliviar as dores, prescritos por profissional de saúde. A higiene, especialmente com a lavagem de mãos e manipulação de alimentos é fundamental para evitar casos da doença.