Após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizar duas vistorias nesta semana na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, uma das principais de Salvador, a recomendação foi que o templo religioso fosse fechado.
Nesta quarta-feira (12), a paróquia usou as redes sociais para confirmar a adoção e explicar que a medida que se deu principalmente pela situação do teto da igreja, que teve a construção concluída em 1743 e foi tombada em 1938, está em condições precárias.

Com a interdição da igreja conhecida por abrigar a imagem do Bom Jesus dos Navegantes e a embarcação Galeota Gratidão do Povo, que faz o transporte durante a tradicional procissão marítima, em 1° de janeiro, na festa de Bom Jesus dos Navegantes, o Salão Hugo Rossini será usado para as celebrações e as atividades planejadas da paróquia.
As vistorias foram feitas como prevenção após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco, conhecida como “igreja de ouro”, no dia 5 de fevereiro, que terminou com a morte de uma turista e cinco pessoas feridas.