Foto: Divulgação
Neste sábado (17), em Porto Alegre, um motoboy negro foi detido pela polícia após sofrer uma tentativa de homicídio com golpes de faca. O agressor seria um homem branco, morador de um prédio vizinho. A abordagem da Brigada Militar (BM), que é a Polícia Militar do Rio Grande do Sul, foi registrada por testemunhas e ganhou forte repercussão nas redes sociais pelo tratamento diferenciado.
Enquanto o agressor teria ido para a casa dele, vestido uma camiseta, retornado para onde estavam os policiais e só então, teria sido algemado e levado para a delegacia, a vítima foi imediatamente algemada e conduzida a delegacia.
Diante da repecussão do caso, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite declarou que determinou a abertura de uma sindicância para apurar o ocorrido.
“Sobre a prisão de um homem negro que seria vítima de tentativa de homicídio em POA, determinamos via Corregedoria da Brigada Militar a abertura de sindicância para ouvir imediatamente testemunhas e apurar as circunstâncias da ocorrência, com a mais absoluta celeridade”.
A vítima sofreu escoriações no pescoço, que teriam sido provocadas pela faca do agressor e registrou ocorrência por abuso de autoridade em função da conduta da BM.