Implantado durante a peregrinação da tradicional festa há quatro anos, a procissão marítima de translado da imagem do Senhor do Bonfim aconteceu nesta quarta (15), após ser adiada por causa do mau tempo no último final de semana.
A imagem peregrina saiu em carro aberto pela Avenida Beira Mar, em direção à Marina da Penha, na Ribeira, onde foi embarcada, após o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, celebrar a primeira missa do dia ao lado padre Edson.
Em 1745, o capitão mar e guerra Theodósio Rodrigues de Faria trouxe a imagem do Senhor do Bonfim como forma de gratidão após sobreviver a uma tempestade de durante as navegações. Ela ficou na Igreja Nossa Senhora da Penha de França, na Ribeira, por nove anos até a Basílica ser inaugurada, em 1754.
Nesta quinta-feira (16), acontece a 16ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, está marcada para 7h. A previsão é que após percorridos os 8 km, ao chegar na Colina Sagrada, o padre Edson Menezes fará um discurso e dará a benção aos fiéis presentes no festejo. A expectativa é que 2 milhões de baianos e turistas participem do festejo.