Foto: Reprodução
Nesta terça-feira (15) um apagão atingiu todos os estados do Brasil com exceção somente de Roraima. Além dos transtornos imediatos com meios de transporte, suspensão de atendimentos médicos, operações bancárias, aulas, entidades públicas entre outros, é possível que aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos tenham apresentado defeitos ou perda total em consequência do evento.
Diante dessa possibilidade, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia, o Procon-Ba, informa que é possível reaver a perda e orienta como o cidadão deve proceder para não ficar no prejuízo, conforme explica o Superintendente, Tiago Venâncio: “Em relação aos consumidores, as demandas individuais, nós orientamos que esse consumidores busquem imediatamente fazer o registro junto à empresa que fornece energia elétrica e encaminhe esses equipamentos para uma assistência técnica, mediante esse relatório da assistência técnica e esse protocolo de registro, o consumidor pode procurar os postos do Procon ou através do site para fazer a reclamação e então tomamos as medidas cabíveis para que o consumidor tenha os seus direitos garantidos e o seu dano reparado”.
Essa é a orientação para danos pessoais, já no caso de perdas de comerciantes como alertado pela Fecomércio-Bahia, o procedimento é outro: “Em relação aos fornecedores e proprietários de estabelecimentos comerciais e empresas que sofreram algum dano ou prejuízo decorrente deste apagão, orientamos que eles busquem diretamente o sistema judiciário”, orienta Venâncio.
