Foto: Alexandre Ruschi
Daqui a 180 dias, os beneficiários de plano de saúde poderão trocar de operadora sem a necessidade de um período de fidelidade. Essa determinação faz parte das novas regras adotadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que também prevê que os planos de saúde informem, de maneira individual, possíveis mudanças na rede credenciada.
O diretor de Normas e Operações de Produtos da ANS explicou que “o foco da ANS com os novos critérios está na segurança do consumidor com o seu plano de saúde. A proposta é que o beneficiário seja menos afetado em razão da relação desfeita entre a operadora e o prestador. Esta proposta de normativo é fruto de cuidadoso trabalho de elaboração, que contou com intensa participação social e amplo debate”.
Os novos critérios também determinam que, caso um hospital seja responsável por até 80% das internações em sua região de atendimento seja removido da rede credenciada, a operadora precisa colocar outro prestador no lugar. O prazo para adequação entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União.