siga nossas redes sociais:

ALERTA! Risco de morte por dengue é 8 vezes maior em idosos

ALERTA! Risco de morte por dengue é 8 vezes maior em idosos

Foto: Reprodução

De acordo com dados divulgados pelas autoridades de saúde, na Bahia, os idosos formam o grupo que recebe alerta para os cuidados especiais necessários para se protegerem contra a dengue. Segundo a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), até 18 de fevereiro de 2024, foram notificados 8.674 casos prováveis da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Um levantamento realizado confirma que a faixa etária de maior risco para complicações da doença é a formada por idosos. Os dados divulgados mostram que a taxa de letalidade da dengue no período, ainda que seja considerada baixa de forma geral, foi oito vezes maior entre os idosos do que entre aqueles com idade abaixo dos 60 anos. De acordo o Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan), entre o mês de janeiro até 6 fevereiro de 2024, a Bahia teve 4068 casos notificados de dengue.

Ainda segundo um estudo epidemiológico, os idosos estão cada vez mais suscetíveis à dengue. As autoridades de saúde estão reforçando a importância de medidas preventivas e cuidados específicos para proteger os idosos contra a doença, que pode causar complicações graves nesse grupo de risco.

Entre 2014 e 2024, foram registrados 3.211 óbitos entre pessoas de zero a 59 anos. Já entre os idosos, o número de total de mortos chegou a 3.299. A letalidade, portanto, foi de 0.03% no primeiro grupo e 0.27% no segundo grupo. O risco aumenta ainda mais conforme a idade avança. Entre os pacientes com 80 anos ou mais, o coeficiente letalidade chega a 1,03%.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp