siga nossas redes sociais:

ALERTA! Municípios decretam emergência por causa das chuvas

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A chuva que cai na Bahia desde o fim de semana, vem causando estragos em cidades do interior, tanto que os municípios de Jaguaquara e Maiquinique, ambos localizadas no sudoeste da Bahia, decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil (Sudec), 55 municípios baianos foram atingidos pelos temporais até a manhã desta segunda-feira (13), a maioria com alagamentos.

O superintendente da Sudec, Heber de Souza Santana, informou que as chuvas fizeram com que a Bahia registrasse mais de 400 pessoas desalojadas e mais de 100 desabrigadas até o início da tarde desta segunda. As informações são do G1.

“Nós temos 468 desalojados, que são aqueles que devem sair temporariamente de casa, e 102 desabrigados, aqueles que no primeiro momento, não vão voltar e precisam de um abrigo da prefeitura ou até Governo do Estado para que possam passar esse momento”, explicou o superintendente do órgão.

De acordo com a Prefeitura de Jaguaquara, as fortes chuvas fizeram com que 62 pessoas ficassem desabrigadas, 160 desalojadas, uma ficasse ferida e 49 imóveis fossem danificados.

Em Maiquinique, choveu 120 milímetros, sendo 75 em apenas três horas na tarde do sábado (11). A gestão municipal estima que 2 mil pessoas foram afetadas pelos alagamentos e seis famílias ficaram desalojadas.

Outra cidade que registrou fortes chuvas desde sexta-feira (10) foi Poções. O município não decretou estado de emergência, mas registrou 40 pessoas desabrigadas e 76 desalojadas. O bairro mais afetado pela chuva foi Lagoa Grande. As pessoas resgatadas foram levadas para um abrigo provisório.

Durante a madrugada desta segunda-feira (13), também houve forte chuva em Jequié e Vitória da Conquista, que registrou quedas de árvores e asfaltos cedidos.

Sul do estado

A região sul da Bahia também registrou prejuízos causados pela chuva no fim de semana. Em Itabuna, choveu 86 mm em 48 horas e o nível do rio aumentou em mais de dois metros, encobrindo algumas pontes como a que liga a sede do município a comunidade rural de Itamaracá.

Em Ilhéus, a ponte que dá acesso ao distrito de Jacu também ficou coberta. Na cidade de Itororó, choveu 247 mm nos últimos quatro dias e uma pessoa que mora no bairro Laticínio ficou desalojada. Já em Itacaré, choveu 87 mm entre sábado e domingo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp