Foto: Divulgação
As autoridades do Estado de Kerala, no sul da Índia, levantaram o alerta ne resolveram fechar escolas e escritório para conter o avanço do vírus denominado Nipah. O vírus foi identificado pela primeira vez na Malásia, quando um milhão de porcos foram mortos para conter transmissão.
Este é o quarto surto enfrentado pela região, desde 2018 e duas pessoas ja morreram. Além disso, foram testadas 800 pessoas nos últimos dias onde dois adultos e uma criança foram internados para observação após resultados positivos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Nipah é um vírus zoonótico transmitido tipicamente de animais para humanos, mas pode ser transmitido por alimentos contaminados ou diretamente entre pessoas.
Em surtos anteriores, o Nipah matou mais de 100 pessoas na Índia. Os sintomas iniciais da doença são febre, dificuldade respiratória, dores de cabeça e vômitos. O principal tratamento é controlar os sintomas e garantir que os infectados tenham o máximo de repouso e hidratação possível.