siga nossas redes sociais:

‘A era de ouro começa agora’, declarou Trump em seu primeiro discurso durante a cerimônia posse

Nesta segunda-feira (20), Donald Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos e durante seu discurso enfatizou que era o começo de “uma era de ouro”, além de revelar planos de “expandir o território” e confirmou uma série de decretos anti-imigração e protecionistas.

Seguindo a estratégia da campanha de Trump, o discurso contou com grandes promessas e acusações ao governo de Joe Biden falando em tirar os Estados Unidos de uma época de escuridão.

“A era de ouro dos Estados Unidos começa neste momento. Nossa soberania será restaurada. Nunca mais o imenso poder do estado será usado como arma para perseguir oponentes políticos. Restauraremos a justiça justa, igualitária e imparcial sob o estado constitucional de direito”.

O republicano volta à Casa Branca com fôlego renovado, quatro após sua derrota e com processos judiciais resolvidos e, desta vez, sem a tutela de figurões do Partido Republicano como a do primeiro mandato. Ele venceu as eleições de novembro de 2024.

Confira alguns pontos abordados por Trump.

  • Sua primeira ordem executiva será a declaração de emergência na fronteira entre EUA e México, o que significa a autorização do envio de militares à região;
  • Vai “retomar o controle” do Canal do Panamá;
  • Vai taxar outros países para garantir o protecionismo em medidas energéticas;
  • Os EUA voltarão a ser um país que “expande seu território”.
  • Quer a bandeira americana em Marte.
  • Quer “retomar” a liberdade de expressão no país e acabar com a censura e perseguição que ele afirma haver nos EUA;
  • Os EUA voltarão a ser um país “com dois gêneros: o feminino e o masculino”.

O novo presidente assinará uma primeira leva de ordens executivas que marcarão o início de seu governo ainda nesta segunda.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp