Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (02), o ministro da Justiça, Flávio Dino anunciou o programa com R$ 900 milhões para combater avanço das organizações criminosas até 2026. Desta verba, R$ 20 milhões em recursos federais adicionais do Fundo de Segurança Pública (FNSP) serão investidos na segurança pública da Bahia, totalizando $ 168 milhões em recursos repassados ao governo do Estado.
O ministro explicou que o dinheiro poderá ser aplicado na manutenção, compra de viaturas, equipamentos de inteligência e armas não letais. Também serão destinados mais 109 policiais federais e rodoviários federais ao estado, além de 5 blindados e 1 helicóptero para Bahia.
Outro Estado que enfrenta uma escalada de mortes violentas nas últimas semanas, incluindo o aumento das mortes em confrontos com a polícia é o Rio de Janeiro para qual o ministro autorizou a atuação da Força Nacional em apoio às equipes policiais.
Serão encaminhados 300 agentes e 50 viaturas, além de 270 policiais rodoviários federais, 22 blindados, 1 veículo resgate e 1 helicóptero para apoio à segurança da capital carioca.