No mês de conscientização e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo a Secretaria de Saúde da Bahia divulgou que houve um aumento de 1,0% no número de suicídios no Estada, que esse ano registrou 850 casos.
De acordo com relatório elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), suicídios são um fenômeno em expansão no estado nos últimos 22 anos e que se intensificaram juntamente com a disseminação da pandemia.
“Esse último período foi quando a pandemia da covid-19 se manteve mais intensa no Brasil. Diante disso, diversos desdobramentos da pandemia sobre a vida social podem ser aventados. No entanto, não é possível afirmar que essa expansão do número de suicídios dos últimos anos foi em função exclusivamente dos efeitos nocivos da pandemia de covid-19, haja vista a tendência de crescimento já observada desde o início da série histórica”, explicou Jadson Santana, técnico responsável pelo relatório.
O relatório aponta também que os métodos mudaram, o principal utilizado era o enforcamento e essa realidade também mudou dando espaço para intoxicação. A maioria das vítimas são homens e/ou pessoas solteiras.